Branding não é apenas seu logotipo ou slogan ou a “aparência” e “sensação” de suas comunicações de marketing. Branding é a soma total das experiências e percepções de seus clientes sobre seus produtos, serviços e funcionários. Na verdade, sua marca é o que todo mundo pensa que sua empresa e produto são – é o que as pessoas dizem sobre sua empresa pelas suas costas.

Uma estratégia de branding é o início de todo comportamento de contato com o cliente. Quando o orçamento permite, a estratégia de branding pode se tornar a base para melhores comunicações publicitárias, como publicidade multimídia, mala direta, feiras e relações públicas expandidas.

O empreendimento do branding pode parecer assustador; no entanto, há uma forte prova de que a marca vale o esforço. Listados aqui estão alguns benefícios de uma marca forte.

*Branding é o que agrega valor à sua empresa e o diferencia de seus concorrentes.

*O valor percebido aprimorado permite preços superiores e protege você da concorrência de preços.

*A marca fornecerá proteção em tempos de imprensa negativa.

*Uma marca forte permite que você lance novos produtos e serviços de forma mais rápida e econômica.

Sua marca vai acontecer com ou sem seu esforço. Branding e gestão de uma marca é um trabalho árduo. Aqui estão algumas orientações práticas sobre como começar.

*Para ter sucesso, você precisará envolver todos, desde a alta administração até os níveis inferiores.

* Pesquise os concorrentes de sucesso. Estude suas comunicações e como eles se posicionam.

*Estudar quais valores são mais significativos para os clientes. Desenvolva um questionário e entreviste os principais clientes e prospects.

*Desenvolva uma estratégia a partir das informações coletadas. Deve ser alcançável e diferenciador.

* Alavancar a estratégia da marca integrando as comunicações de marketing. Verifique a consistência de todas as comunicações de todos os departamentos. Enviar uma mensagem coesa construirá o valor da marca.

* Avaliar e medir o desempenho. Faça as alterações necessárias, mas seja paciente.